Água nosso bem precioso

O que nem todo mundo sabe é que existem diversos tipos de água e que nenhuma possui a mesma composição química. Os tipos da água dependem dos elementos que possuem em sua formulação, algumas modificadas naturalmente e outras artificialmente. Aqui vai alguns exemplos dos tipos de água:

2

Que a água é importante para nossa sobrevivência todo mundo sabe, mas não é toda água que podemos ingerir. Deve-se tomar água potável, tratada que não possua cor, odor e cheiro. Ingerir água sem saber a procedência é um risco a saúde, pois se contaminada ou poluída pode ocasionar diversos sintomas como febre, dor de barriga, vômito, desidratação, infecção intestinal e doenças como esquistossomose, hepatite A, cólera, gastroenterites e até mesmo leptospirose.

Para ter uma água sempre limpa e própria para beber, siga essas dicas para filtrá-la:

Filtros e purificadores: a melhor é a utilização dos filtros e purificadores de água, que são facilmente encontrados nos mercados, lojas de departamento ou na internet. O filtro não elimina as bactérias, mas através de uma vela central que retém as impurezas, como terra e outros sedimentos. Já os purificadores são capazes de eliminar as bactérias com tecnologias especiais, como bombas ou lâmpadas ultravioleta. O que não pode esquecer é sempre verificar se o produto tem o selo do Inmetro que é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Fervor: Caso esteja sem filtro, ferva a água, essa é uma das maneiras mais simples de filtrar a água. Esse processo é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo.

Como fazer: passe a água por um pano limpo e depois leve ao fogo. O recomendado é deixar a água fervendo por no mínimo 5 minutos. Esse procedimento poderá deixar a água com gosto, para eliminá-lo coloque uma rodela de limão na água até esfriar.

Desinfecção química: A desinfecção química é outra forma bastante eficaz de eliminar as bactérias da água e torná-la potável, porém ela não elimina não eliminam certas impurezas, como metais pesados ou chumbo, devendo ser usada somente quando não há outra alternativa. Lembrando que é importante sempre seguir as orientações dos produtos comprados para essa função, verifique se não há contraindicações. Esses são produtos próprios para isso e você pode achar em pastilhas ou líquido no mercado.

Galeria de fotos:

Voltar ao topo