O que é economia criativa?

O termo Economia Criativa foi visto pela primeira vez no livro sobre relacionamento entre criatividade e economia do autor John Howkins publicado em 2001. É compreendido por economia criativa aquilo que você utiliza do capital intelectual ou conhecimento para gerar renda e empregos. Atingindo diversos, de atividades tecnológicas a artísticas, procurando criar uma conexão entre inovação, criatividade, tecnologia, sustentabilidade e cultura.

Um exemplo de economia criativa é a criação e produção de máscaras de proteção realizadas por empresas ou indivíduos na quarentena do COVID-19. Existem máscaras transparentes, de time de futebol, personalizadas com o seu rosto ou do seu pet.

Jorge Roriz, artista plástico, inovou no conceito de máscara de proteção. Alvoroçou a internet com seus vídeos de máscaras com a parte inferior do rosto de personagens, artistas e pessoas “Eu resolvi chamar atenção na internet para o uso das máscaras, então a forma que eu achei foi de brincar um pouco com alguns personagens”.

“Resolvi fazer o meu personagem, eu fiz uma máscara com a minha cara e achei engraçado. Um dia que eu fui para rua com ela e aí a confusão começou, eu vi que a reação das pessoas eram as mais adversas, se surpreendiam muito, riam, porque o fato deu estar falando com alguém e a boca não estar mexendo isso chamou atenção de alguma forma.” o artista plástico acrescenta que depois dessa situação a história da máscara foi parar nos jornais.

Foto de Jorge Roriz

Tudo começou como uma brincadeira para conscientizar as pessoas sobre o uso da máscara, porém hoje as encomendas das máscaras se tornaram sua principal fonte de renda na quarentena, sendo enviadas até mesmo para fora do país. “A máscara agora tem ficado em primeiro plano por conta da pandemia e os teatros estão muito parados, carnaval nem teve. Ai então ficou tudo muito esquecido, apagado. Aí estou fazendo muita máscara” diz Jorge Roriz.

Antes da pandemia Jorge trabalhava na realização de fantasias para o carnaval, cenários para peças de teatro e esculturas utilizando materiais recicláveis como garrafas pets, jornal, pratinho de plástico, entre outros. Um dos seus trabalhos com material reciclável foi uma cadeira a qual ele reformou e desenhou Frida Kahlo no encosto “aquela cadeira foi achada no lixo e veio sem o encosto, aí eu recortei em um pedaço de madeira a silhueta da Frida, pintei, parafusei direitinho na base e botei um tecido.”

a4

Não somente na comercialização das máscaras, mas por todo trabalho artístico e utilização de técnicas diferenciadas o artista plástico Jorge Roriz é exemplo de economia criativa, além disso inovou suas atividades devido ao cenário o qual o mundo se encontra.

Confira mais fotos do trabalho de Jorge Roriz:

Voltar ao topo